marcadores

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis."
Brecht

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mais um dia na luta dos educadores

Educadores ocupam Auditório da Comissão de Fiscalização da ALMG

O vigésimo primeiro dia da greve dos professores de Minas Gerais foi marcado por mais uma atividade de pressão sobre o governo do estado. Desta vez o palco foi o auditório da ALMG, onde estava previsto uma Audiência Pública na Comissão de Fiscalização. O objetivo da audiência era discutir a dívida do governo estadual com a União. Dentre os convidados, o ministro Guido Mântega, o senador Aécio Neves e a secretária de planejamento Renata Vilhena, dentre outros. Apesar de não terem sido convidados, mas imbuídos de um espírito democrático, já que aquela é a casa do povo, centenas de professores tomaram seus lugares, lotando o auditório, para o espanto dos deputados da base e de seus convidados. Tínhamos um objetivo, colocar em pauta um tema de igual ou maior importância: a dívida do estado com a educação pública.
Graças à falta de manejo político e ao desequilíbrio do presidente da comissão, deputado Zé Maia (PSDB), conseguimos mudar a pauta, ou melhor, conseguimos obstruir a pauta. Talvez a expressão mais adequada fosse: ACABAMOS COM A PAUTA. É isso mesmo, a audiência pública não pôde acontecer diante das manifestações dos professores que, com apitos, palavras de ordem, e faixas, exigiam em todo tempo que o estado explicasse porque o choque de gestão não conseguiu dar dignidade aos educadores e não resultou em melhorias para as escolas públicas estaduais. As centenas de educadores que ali estavam presentes tinham um objetivo claro: forçar os deputados a se posicionarem e cobrarem do governador o estabelecimento de uma mesa de negociações com a categoria, no sentido de implementar em MG o piso salarial nacional.
Deputado Diniz Pinheiro recebendo  educadores
Nosso objetivo foi alcançado. Queríamos  dar visibilidade ao movimento e pressionar os deputados da base.Com uma forte cobertura da imprensa o presidente da ALMG, deputado Diniz Pinheiro, finalmente nos recebeu em uma reunião no salão nobre da Assembleia. Vale lembrar, que o Sind-UTE já havia solicitado por várias vezes reuniões com o presidente, sem obter retorno. Para o desespero da base governista, a audiência não aconteceu. Coitado do Zé Maia! Já os professores tiveram o que “comemorar”. Afinal,  após a suspensão da audiência pública, o deputado Diniz Pinheiro finalmente abriu o diálogo, recebendo não uma comissão, mas todos os educadores que ali estavam.Na ocasião, foi informado através do deputado Bosco (PT do B) presidente da comissão de educação, que há um estudo pronto, aguardando apenas a apreciação do governador, para ser apresentado como proposta ao Sind-UTE. Ainda de acordo com o deputado haverá uma nova reunião de negociação até segunda feira, onde será apresentada a proposta.
Portanto, para os educadores mineiros, o momento é de mobilização e luta. Com o governo do estado sentindo-se pressionado, dando claros sinais de desgaste e até "desespero", o que se visualiza finalmente, é um resultado positivo à histórica luta dos educadores mineiros. 
Será dessa vez? Isso dependerá apenas da coragem, persistência e disposição de luta que os aguerridos trabalhadores em educação demonstrarem nesse momento crucial da educação em Minas Gerais.
Firmes na luta!!

Por: Adriano de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...