marcadores

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis."
Brecht

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Os agradecimentos do governador

Em seu primeiro pronunciamento sobre a greve na educação, que já dura 84 dias, o governador Anastasia só soltou pérolas. Primeiro o governo afirmou que a publicação do Acórdão pelo STF, que garante aos professores de todo país o pagamento do Piso Salarial Nacional, não alteraria em nada a postura do governo de Minas. Ora, como professor de direito administrativo que é, o sr. governador sabe muito bem que não tem opção de cumprir ou não uma decisão referendada pelo STF. A estratégia foi apenas tentar ludibriar mais uma vez a população. Mas, sejamos razoáveis, o argumento bem que poderia ter sido mais  inteligente.

Outro mico do governador, foi anunciar que os alunos terão aulas de reforço pela TV MINAS, como forma de minimizar os impactos da greve. Nesse ponto o Anastasia caiu no ridículo, mostrou total desconhecimento da realidade dos nossos alunos, além disso, desde quando vídeo aulas substituem um professor?Especialmente para o nível de ensino que se pretende, o ensino médio, isso mostra como o governo de Minas entende de educação, e como a trata. Primeiro contrata tampões para lecionar no ensino médio (alunos de 1º período de diversos cursos que não têm nada a ver com educação, além de nutricionistas, advogados e outros dispostos a fazer bico na educação), agora anuncia aula de reforço pela TV. Cômico, se não fosse triste. 

Não ficou só nisso, o governador estava no auge da sua veia cômica,  e soltou mais uma. Fechou seu pronunciamento agradecendo aos "mais de 90%" dos professores que estão em sala garantindo a qualidade da educação mineira. Nesse ponto foi de rir. O governador vai mal de cálculo. Em todo estado mais de 50% das escolas estão paradas, e se alguém não acredita nisso, basta observar o desespero do governo para acabar com a greve. Duas secretárias de estado empenhadas em desarticular o movimento, "cala boca" em parte da imprensa, notas pagas na TV e nos jornais impressos para desqualificar o movimento, contratação de 1600 tampões para o 3º ano (eram 3000 vagas mas o estado, mesmo pegando qualquer um, não conseguiu preencher todas). E mais,  o ilustríssimo governador saiu do seu palácio de cristal para fazer um pronunciamento oficial sobre o que ele chama de "paralisação parcial" das escolas. Parcial? Fazendo todo esse barulho a mais de 84 dias? Sei não governador, uma greve "tão pequena", segundo palavras do governo, está mobilizando forças demais de um governo indiferente e intransigente. 

Por fim, não é possível deixar de comentar o "carão" dos colegas que receberam os agradecimentos do governador. Não são 90%, mas sejam quantos forem, deve no mínimo ter causado algum  constrangimento receber tão pouco por trair e sabotar os colegas de profissão. Colegas esses que estão na luta a mais de 80 dias para ter dignidade na profissão. Os evangelhos nos falam também de um traídor, esse talvez seja reconhecido como o maior traidor da história. Diferente dos nossos colegas, Judas recebeu um pouco mais que um tapinha nas costas e um muito obrigado. 

Por : Adriano de Paula

Veja esse vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...