marcadores

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis."
Brecht

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Uma greve histórica!


Foi no mínimo emocionante o que aconteceu hoje na Assembleia estadual dos Trabalhadores em Educação. Que esta é uma greve histórica, todos já sabemos. A própria imprensa já reconhece, pela duração e pela dimensão do movimento, que essa é uma greve diferente. 

Após resistir a todos os ataques do governo de Minas, os educadores da rede estadual aglutinaram forças. A grande mobilização de hoje deixou claro que essa não é uma luta apenas dos professores, mas de toda a sociedade mineira que quer um basta nesse governo que tanto mal tem feito a família mineira. Que não investe em educação e nos demais serviços públicos essenciais. Um governo que vive de marketing e maquiagem.

Se a greve já estava forte, hoje ficou maior. Estiveram presentes na Assembleia centenas de estudantes secundaristas e universitários. Os estudantes da PUC MINAS (direito, história, filosofia, ciências sociais, e outros), da UFMG (FAE, FAFICH, FALE, direito e outros), bem como, professores e técnicos adminstrativos dessa universidade marcaram presença no grande ato em defesa da educação. Vários movimentos sociais como: MST, Via Campesina, Movimento dos Atingidos por Barragens e vários outros também foram prestar sua solidariedade aos educadores. Sindicados de várias categorias profissionais marcaram presença e ofereceram apoio e suporte a greve da educação. 


Pela primeira vez Minas assistiu um pacto dos diversos segmentos da sociedade pela Educação. Todos esses segmentos estiveram ali imbuidos do espírito de solidariedade e reconhecendo o valor social da educação e dos educadores. Tal apoio pode ser sintetizado nas frase que todos carregavam no peito ou em faixas: "mexeu com os professores, mexeu comigo". 

Esperamos que toda a sociedade reconheça que a luta dos professores não é apenas deles, mas, de todos que acreditam em futuro melhor e mais justo, o que só será possível através da educação da classe trabalhadora. Não qualquer educação, mas uma educação que seja de qualidade.

Por: Adriano de Paula

Clique aqui e leia o manifesto de apoio dos estudantes da PUC-MG (leia o verso aqui)e dos professores da FAE/UFMG




3 comentários:

  1. Parabéns Adriano pela cobertura!!!

    Excelente texto!!!

    A greve continua até o pagamento do PISO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Duds, parabéns pelo excelente texto. Tenho orgulho de estar participando de tudo junto com vc e os demais. Até a vitória e sem o piso não piso na escola.....Amplexos, Elenice vidal Prata

    ResponderExcluir
  3. Ótimas explicações. Por favor, vc sabe como ficarão os ATBs com o Piso? É meu caso e estou ansiosa pra ver o que melhorará pra mim.
    Colega de luta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...