marcadores

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis."
Brecht

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A paralisia do governo Anastasia

 Um dos significados do termo Paralisia é  marasmo, ou, incapacidade de operar. Se trouxermos o termo para o campo da política e do serviço público, poderemos claramente perceber a real situação do governador Antônio Anastasia. Desde que assumiu o  governo de Minas Gerais, o excelentíssimo governador esqueceu-se de governar. Assumiu o governo, mas, ao que tudo indica a única função que  parece ter assumido de fato, foi a de cabo eleitoral, fora de tempo diga-se de passagem, do então senador Aécio Neves. 
Minas Gerais, hoje é um estado que não tem governo. Aos que pensam que isso é conversa fiada, basta observar a situação do serviço público estadual. Hoje, Minas tem pelo menos quatro categorias em greve, saúde, educação, segurança (polícia civil) e o Ipsemg. Além desses, outros setores já articulam movimentos grevistas como é o caso dos servidores da Cidade Administrativa (Aéciolândia, ou Faraécio como preferem alguns), e os trabalhadores da Cemig. Bendito seja o choque de gestão! 
A greve da polícia civil já ultrapassa os 40 dias e a educação entra hoje no 30º dia de paralisação. Enquanto o caos se instala o senhor governador permanece em seu estado de paralisia, de marasmo frente aos desafios do estado de Minas. 
A situação é grave e merece muita reflexão. Mas, para não dizer que o governador está de tudo parado, podemos apontar algumas ações do senhor Anastasia. Enfim, em caráter de exemplo, vamos citar a nomeação  do ex senador pelo estado do AMAPÁ, Papaléo Paes,  para o conselho administrativo da Gasmig. Isso mesmo, o médico cardiologista que reside a cerca de 3,5 mil quilômetros de distância de Minas Gerais irá receber mais de 6 mil reais para dar conselhos administrativos na companhia. Papaléo é o único conselheiro que resisde fora do estado, é também o único médico, os demais conselheiros são economistas, administradores, engenheiros e advogados. Mas não para por aí, o governador tem trabalhado muito. Além de Papaléo, o (des)governador Anastasia também nomeou o ex prefeito de Cuiabá (o mesmo que se arrepia quando fala o nome do Aécio, fala do próprio indivíduo) para  conselheiro de uma empresa de energia controlada pela Cemig, a Taesa Energia.
O fato é, com tanto trabalho até 2014, o senhor "Anastécio" realmente não deve ter tempo para essas bobagens de saúde, educação e segurança pública. Como pensar nas necessidades da sociedade mineira quando se têm um presidente a ser eleito? Será?
Como  observamos, a paralisia do governo de Minas é uma paralisia de conveniência. O governo é inoperante quanto às necessidades da população, mas é muito eficiente em atender os desejos do  seu "mentor", custe o que custar. Aparelhamento do estado?
Enquanto o Senhor Anastasia está preocupado em eleger Aécio Neves, milhares de alunos estão sem aula. Milhares de professores recebem menos que um salário mínimo como vencimento básico. A população mineira sofre com os altos índices de violência, pela falta de investimento em educação e pela falta de estrutura nas delegacias e da polícia civil. Não vou falar da situação dos hospitais públicos que é para não ser dramático demais. Precisa? E o Instituto de Previdência do Estado? O sucateamento do Ipsemg o impede de atender, mínimamente, os servidores que o mantém.
Até quando senhor Anastasia? Até quando Minas ficará em segundo plano? Até quando uma das principais economias do país, Minas Gerais, terá que se dobrar a um projeto eleitoreiro, enquanto a população é alijada dos serviços básicos a que deveria ter direito? 
Pela sua história e grandeza, o estado de Minas Gerais não merece tamanho desgoverno. Já é hora de sair desse estado de inércia . É hora de governar.

Por: Adriano de Paula

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo e objetivo texto! Anastasia é um entre muitos parasitas em nosso país.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...