marcadores

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis."
Brecht

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Governo de Minas, uma democracia às avessas

O Governador Antônio Anastasia ao ser eleito disse que o seu governo seria marcado pelos princípios republicanos. Não é o que temos visto. O governo de Minas tem agido com truculência e por diversas vezes empenhado todo o seu aparato no sentindo de criminalizar e reprimir toda e qualquer manifestação popular que questione o seu governo. A tônica do governador não é a do diálogo, não me lembro de uma única vez que o governador Anastasia tenha recebido algum representante do povo para discutir alguma demanda. Claro, não considero aqui o grupo de deputados da ALMG que em tese seriam esses representantes, mas na prática são os algozes do povo. Que o diga o deputado Zé Maia (PSDB), que na última quarta feira, dia 29/06, teve a infelicidade de se referir aos mais de 500 educadores mineiros presentes na ALMG, como desequilibrados. Insinuando ainda,  que os educadores   haviam utilizado substância ilícitas. Tais agressões morais aos  professores ocorreram porque o deputado não teve sensibilidade suficiente para entender uma
 manifestação legítima daqueles que foram e continuam sendo as grandes vítimas das manobras contábeis do governo mineiro, o tal, choque de gestão.
Ontem, dia 02 de julho, mais uma vez o governador Anastasia mostrou-se intolerante. Atacou a democracia, princípio basilar do espírito republicano.Um grupo de educadores se deslocou para a cidade de Rio Espera onde o governador e a secretária de educação Ana Lúcia Gazzola participaram da cerimônia de inauguração de uma escola. Quando os educadores já estavam para adentrar a cidade uma supresa, os ônibus foram impedidos de entrar na cidade, não é a primeira vez que professores vêm negado o seu direito de ir e vir. Apenas um ônibus conseguiu passar pelo bloqueio da PM,  mesmo assim, os educadores não foram autorizados a entrar na escola onde acontecia a cerimônia (que era "aberta" ao público). Dezenas de policiais formaram um cordão de isolamento impedindo que os educadores entrassem na escola, isso mesmo, os professores foram "barrados no baile" da educação. Como disposição é o que não falta a essa categoria, os educadores começaram a entoar palavras de ordem e a denunciar o descaso do governo Anastasia com a educação. Os moradores da  pequena cidade de Rio Espera rapidamente encheram as ruas e as calçadas para assistirem a manifestação dos educadores. 
Na saída do governador, mais repressão. Os policiais avançaram sobre os manifestantes de forma truculenta, um professor foi detido e levado para a delegacia de Conselheiro Lafaiete. Um tumulto generalizado se instalou na pacata cidade, os professores saíam pelas ruas abarrotadas de policiais. Nas palavras de uma moradora de Rio Espera, percebemos o seu espanto: "meu Deus! Nunca vi tanta polícia. Olha moço, essa cidade nem  tem polícia direito viu, não sei para que tanto...". A jovem senhora não sabia a razão de tantos policiais, mas os professores com certeza, acostumados a serem tratados com tanto desrespeito e como marginais pelo governo do estado, não esperavam menos desse governo truculento e fora da lei.
Por fim, aos professores ficou tristeza, de mais uma vez, vivenciarem a tirania do governo de Minas. Porém, ficou também o regozijo de saber que frustraram os planos do "cerimonial" do governador. A comitiva do governo havia programado uma carreata e um almoço na cidade, nenhuma das atividades pode ser realizada. Vitória dos trabalhadores! 
Para a sociedade mineira fica a expectativa de que nas terras das Gerais, um dia finalmente, se possa  viver uma democracia de fato e de direito. Que os princípios republicanos não estejam presentes apenas nos discursos, mas que sejam exercidos na sua plenitude.

Por: Adriano de Paula
 
Repercussão no noticiário local: http://migre.me/5axMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...