marcadores

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis."
Brecht

quinta-feira, 28 de julho de 2011

É preciso se indignar!

Num país marcado pelas desigualdades sociais é preciso se indignar quando observamos a realidade das escolas públicas, dos nossos alunos, dos nossos professores. Enfim, é preciso se indignar com o descaso do poder público com a educação.
Todos sabemos que uma educação de qualidade é o grande motor que possibilita o desenvolvimento de um país. O valor da educação pública está sempre presente nos discursos políticos, especialmente em tempos eleitorais. A despeito disso, o que os brasileiros assistem é um total descompromisso das autoridades com a escola pública. Projetos "inovadores" surgem aos mil, mas, quando serão lançadas as bases para uma escola pública de qualidade? Porque pensamos em tantos projetos mirabolantes quando o mais básico, o mais fundamental ainda não é feito?
Veja o exemplo dessa mãe. Joana D"arc, catadora de materiais recicláveis em Ipatinga - MG, emocionou pais e professores ao defender um futuro diferente para seus filhos. Seu desabafo mostra uma consciência cidadã e uma percepção da realidade invejável a muitos diplomados por aí. Joana não aceita que os professores em greve sejam chamados de vagabundos, assume o microfone e indaga: "de onde virá o juíz,o médico ou o advogado?"
A luta por uma escola pública de qualidade não pode ser apenas de profissionais do ensino, mas de toda a sociedade. Se a sociedade priorizar essa bandeira, o poder público não poderá ignorar. Escolas bem estruturadas e professores bem remunerados, resultam em um ambiente propício para aprendizagem e troca de saberes.
É preciso diferenciar, escola não é um depósito de crianças. Não bastar construir prédios e colocar as crianças dentro. É preciso dar estrutura, é preciso cuidar, é preciso educar.

Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...